03 Abril 2013Acessos: 4402

A Serra do Espinhaço, única cordilheira do Brasil.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.50 (1 Vote)

Também denominada de Cordilheira Brasileira, a Serra do Espinhaço é uma cadeia montanhosa que recebeu esse nome do geólogo alemão Ludwig von Eschwege, devido à pequena variação em sua largura (40 a 100 km), sendo sua forma de uma linha quase reta. 

Estende-se da Serra de Ouro Branco (MG), cortando, de norte a sul, os estados de Minas Gerais e Bahia, aonde recebe a denominação de Chapada Diamantina, até o município de Xique-Xique (BA), com extensão aproximada de 1.100 km.

Sua formação data do Pré-Cambriano e a paisagem é caracterizada por formações rochosas abruptas, vales, cânions, picos, paredões, rios, lagos e diversidade de fauna e flora com espécies endêmicas.

A Serra do Espinhaço é um divisor de águas das bacias do rio São Francisco, Doce e Jequitinhonha e apresenta vegetação característica do Cerrado, Campos Rupestres, Caatinga e Mata Atlântica. De algumas das espécies vegetais encontradas, tem-se a Canela-de-Ema-Gigante e a Sempre-Viva.

Em 2005, um trecho (53 municípios de Minas Gerais) da Serra do Espinhaço foi declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera por abranger áreas de ecossistemas importantes em nível mundial para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Dentre alguns dos problemas de uso e ocupação do solo da região da Serra do Espinhaço, destacam-se a urbanização, o turismo desordenado, a pecuária extensiva, a monocultura, o extrativismo vegetal, as queimadas e o garimpo, que, por sua vez, causam impactos negativos como perda de biodiversidade, êxodo rural, poluição, assoreamento de rios e outros. Mas também devem ser considerados os benefícios para as populações que habitam essa região, principalmente trazidos pelo turismo.

Na tentativa de minimizar os problemas que colocam em risco a integridade ambiental da Serra do Espinhaço, unidades de conservação têm sido criadas e outras medidas de proteção ambiental têm sido implantadas.

O Espinhaço também recebe diferentes denominações, dependendo da localidade, tanto em Minas Gerais (Serra do Caraça, do Ouro Branco, do Cipó, do Rola Moça) quanto na Bahia (Chapada Diamantina, Serra do Sincorá). Fonte; Educar Brasil

Roteiros do Caminhada Mineira pela Cordilheira do Espinhaço:

Adicionar Comentário