Ecoturismo
Parques Nacionais em Minas Gerais - Serra do Cipó
Opções de banho em cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas são umas das atrações do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Há trilhas nas quais é possível observar a grande diversidade da flora e da fauna, além de curiosas rochas pontiagudas presentes em toda a área.
A área total do parque é de 33.800 hectares (338 quilômetros quadrados) e perímetro de 119.978,5 m. A Unidade de Conservação abrange parte dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro, limitando-se ainda com Itabira, Nova União e Taquaraçu de Minas.
Parque Nacional da Serra do Cipó
As duas principais atrações do parque são o Cânion da Bandeirinha (“Desfiladeiro”), a doze quilômetros da sede, e a Cachoeira do Sobrado (“da Farofa”), a oito quilômetros da sede, ambos balneáveis, ou seja, o banho é permitido.
Outros atrativos estão abertos à visitação, apesar de ainda estarem em fase de estruturação, como as cachoeiras do Sobrado de Cima, Andorinhas, Gavião, Congonhas, Tombador e Travessão - divisor de águas de onde se avista o desfiladeiro do Rio do Peixe. Por serem atrativos de difícil acesso e ainda com sinalização insuficiente recomenda-se a contratação de um condutor local. Existem também os campos rupestres e campos de altitude, no alto da Serra do Cipó, em paisagens amplas e impressionantes, repletas de flores em várias épocas.
- Como chegar
A rodovia MG-010 permite acesso à sede do parque, no município de Jaboticatubas, a cerca de 100 km da capital estadual e a cerca de 5 km do centro do Distrito de Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho.
Os ônibus intermunicipais que chegam à Serra do Cipó são das empresas Saritur e Serro, a partir de Belo Horizonte, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Ferros, Carmésia, Rio Vermelho, Serro e Lagoa Santa. Existe linha de Baldim a São José do Almeida. De Jaboticatubas existe linha da empresa Linhares, com um horário por dia.
- Ingressos
O valor do ingresso é de R$ 6 por visitante.
- Acampamento
O Parque não possui área de camping. Sendo vedado o acampamento em qualquer área da unidade.
- Travessias
De modo geral, as travessias não estão permitidas até que seja implantada a infraestrutura necessária para o bom funcionamento da atividade. Só serão autorizadas as pernoites no interior do Parque Nacional para as atividades do Programa de Voluntariado que prevê trabalhos relacionados, por exemplo, à prevenção de incêndios florestais, implementação do uso público, recuperação de áreas degradadas e busca e salvamento. A adesão ao programa de voluntários com o objetivo de realizar travessias e colaborar com a gestão da UC deverá ser realizada com antecedência mínima de 20 dias.
Fonte; http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/206-parque-nacional-serra-do-cipo
Comentários
- Nenhum comentário encontrado