Ouro Preto a Mariana
Caminhada de aproximadamente 17 Km pela Serra do Espinhaço entre Ouro Preto e Mariana, passando pelo Pico do Itacolomi. Esse passeio é repleto de belezas naturais e históricas e o caminhante poderá se banhar nos diversos riachos durante o percurso.
Para essa travessia é necessário que a pessoa tenha um bom preparo físico, pois existem subidas bastante elevadas e trilhas em terrenos irregulares e escorregadios.
Durante o trajeto passaremos pelo Pico do Itacolomi com seus 1772 metros de altitude, situado dentro do Parque Estadual gerenciado pelo IEF, de onde se tem uma vista panorâmica de Ouro Preto e Mariana.
A vegetação predominante do parque é de Mata Atlântica e de Campos de Altitude, com destaque para os afloramentos rochosos e platôs com declives. No parque, existe a orquídea Habenaria itacolumia, espécie endêmica da região e que, até pouco tempo, havia dada como desaparecida, além das quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos.
Diversas espécies de animais silvestres, alguns ameaçados de extinção, como o lobo-guará, a ave-pavó, a onça-parda e o andorinhão-de-coleira (ave migratória) podem ser encontrados. Também podem ser vistas espécies de macacos, micos, tatus, pacas, capivaras e gatos mouriscos. Levantamentos identificaram mais de duzentas espécies de aves, como jacus, seriemas e beija-flores.
Ouro Preto e Mariana são uma das mais belas cidades históricas de Minas, com igrejas e arquiteturas conservadas e um clima barroco que demonstra toda a riqueza do ciclo do ouro no estado mineiro.
Atrativos:
- Riacho com poço para banho
- Mirante com vista panorâmica de Ouro Preto e Mariana
- Parque Estadual do Itacolomi
- Pico do Itacolomi
- Comida mineira no fogão a lenha
- Histórico e cultural
- Cidade histórica de Mariana
O que levar:
- Mochila de ataque com uma muda de roupas extras
- protetor solar
- chapeu
- óculos escúros
- anorak
- sacos impermeáveis
- chinelo e roupa de banho
- Lanche de trilha (barra de cereais, chocolate, frutas, sanduiche natural etc...)
- Pelo menos 1 litro e meio de água ou isotônico
- Máquina fotográfica e celular
- Bota de trekking com 1 par de meias grossas
- calça de trekking e camiseta (de preferência em material sintético)
- Documento de identidade e dinheiro para emergência e/ou compra de artesanatos e produtos da região.
Curiosidade:
Em homenagem ao Pico de Itacolomi, a extinta rede brasileira de televisão Rede Tupi recebeu uma homenagem: sua emissora local recebeu o nome de TV Itacolomi.
Em 1720 Minas foi desmembrada de São Paulo e a Vila Rica de Albuquerque determinada a nova capital da província. A Vila Real do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo não perderia a importância e em 1745 seria elevada à cidade, com o nome de Mariana. Fonte; http://www.mariana.org.br
Ouro Preto é a cidade com mais repúblicas estudantis no mundo.
Comentários
- Nenhum comentário encontrado