03 Abril 2013Acessos: 3165

Professor Liparini

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (1 Vote)

O Biólogo Antônio Carlos Liparini, ou Lipa, como é mais conhecido, é um dos responsáveis pelos inúmeros grupos de Caminhadas Ecológicas em Minas Gerais. Mestre em colégios e faculdades  em Belo Horizonte, o Professor Liparini organiza anualmente, desde 1969, a histórica Caminhada BH a Nova Lima com seus alunos e amigos. Houve época, em que participavam cerca de 300 pessoas em cada caminhada. 

Dilma Rousseff

O Professor Lipa ministrou aulas para a atual Presidenta da República Dilma Rousseff, no Colégio Estadual Central, colégio progressista, com a arquitetura de Oscar Niemeyer e ares de uma universidade pela liberdade com que tratava seus alunos e funcionários. 

Na melhor fase do colégio, até o início dos anos 1970, tudo era motivo para mobilizações. A própria rampa galgada pelo cavalo branco foi motivo de conflito. Antônio Carlos Liparini, professor de Biologia que até os 64 anos lecionava no colégio, liderou na época um protesto contra a tentativa de gradear o acesso, sob o pretexto de evitar acidentes:

- Certa vez, quando chegava, eu me incomodei ao encontrar o serralheiro soldando as grades. Logo em seguida, no Dia da Primavera (21 de setembro), distribuí flores às alunas com os seguintes dizeres: "Primavera de Praga? Justo aqui." O protesto deu certo. Naquele ano, a instalação da grade foi adiada. Liparini passou a entregar rosas todo ano às alunas.

Fonte;  http://extra.globo.com/noticias/brasil/a-escola-que-despertou-espirito-de-rebeldia-de-dilma-rousseff-32864.html

Homenagem


O Laboratório de Biologia do Colégio Estadual Central em Belo Horizonte, passou a ser chamado de Laboratório Antônio Carlos Liparini. Em honra a um de seus professores mais admirados, que lecionou no colegío por um bom tempo até se aposentar no ano  de  2012, imortalizando assim, o Professor Liparini para o Colégio Estadual Central.

Caminhada Mineira

Nós do Caminhada Mineira, Marcelo Pereira e Marcelo Maximo, conhecemos o Professor Liparini no Colégio Estadual Central, participamos de suas primeiras caminhadas nos anos 90 e de lá pra cá não paramos mais. A Caminhada BH a Nova Lima foi o ponto de partida para nossa amizade e formação do grupo. Devemos muito ao nosso Grande Lipa.

Imprensa

Veja a reportagem do Jornal O Tempo, um dos jornais mais conceituados de Belo Horizonte, sobre a Caminhada do Lipa.

  1. aqui para ver a reportagem.
Adicionar Comentário